sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola

O trabalho com projetos é muito amplo e por isso deve sensibilizar e envolver embora seja em projetos distintos toda a comunidade escolar.
Entretanto, no contexto da sala de aula, existem momentos em que outras estratégias pedagógicas precisam ser desenvolvidas, onde o professor precisa ter abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática a fim de que o aluno possa aprender e formalizar o seu conhecimento sobre determinados conceitos.
Além disso, as tecnologias da informação e comunicação podem trazer contribuições fundamentais para o registro dos processos de elaboração e execução do projeto, bem como aos processos e produtos da avaliação.
Assim, é importante que o desenvolvimento do projeto seja tratado com uma organização aberta, que permita a articulação entre as informações e a plicação de conceitos conhecidos ou já existentes com novos aspectos oriundos daquilo que já foi projetado e posto em ação. Para isto, o professor precisa estar atento, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos e com clareza estar ciente e convicto das suas intencionalidades pedagógicas.
Segundo ALMEIDA, 2001:

"Se fizermos do projeto uma camisa de força para todas as atividades escolares, estaremos engessando a prática pedagógica".

XII JENA - 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Avaliando a minha aula com o uso do laptop








A aula desenvolvida com a turma do 4º ano foi interessante pois apesar das dificuldades encontradas durante a aula os alunos gostaram da atividade proposta (Jogo de Dama virtual).





Observei que a maior dificuldade que tivemos foi o acesso dos alunos ao site e consequentemente ao jogo, pois a velocidade da internet prejudicou este acesso limitando-o e em parte a aula que era de 50 minutos pois foi necessário quase metade desta aula para acessarem o jogo e as vezes quando conseguiam perdiasse o contato e o acesso a internet e isso os deixava anciosos, agitados e as vezes estressados visto que tinham que recomeçar o processo novamente.


Como ponto positivo considero que foi a atividade proposta de uma forma geral, pois os alunos já haviam utilizado o laptop para jogarem, mais não desta forma como desenvolvida nesta aula, onde tinham uma sala de jogos para eles acessarem e jogarem com seus próprios colegas de sala. Fato este que além de propiciar a interação do grupo também ajudou no desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estratégia de jogo.


Em relação as mudanças quanto a dinâmica, metologia e desnvolvimento da aula vejo que não se fazem necessárias pois considero que foram produtivas e adequadas. Contudo, torna-se imprescíndivel a melhora da internet para que tenhamos em aulas futuras melhores resultados.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perguntas

O texto do link "Idéias" enfatiza a questão do aluno ser responsável ativo do processo de aprendizagem e não mero receptor de um conhecimento pronto e acabado; ou seja, há a necessidade da existência da dúvida, do questionamento e da curiosidade no processo de aprendizagem pois partindo destes quesitos o aluno será automaticamente instigado a obter uma resposta e consequentemente formulará questões com respostas que sejam realmente significativas para eles. Assim, o professor é descentralizado do processo ensino/aprendizagem que ocorrerá de forma dinâmica, interessante e não monótona.
Acredito, que dada essa necessidade de mudança na prática pedagógica dos professores, utilizou-se as ideias dos referidos autores no texto para enfatizá-la e demonstrar que essa prática pode ser inovada com o uso das TIC (Tecnologias da Informação) usando os recursos do laptop e da Web 2.0 em sala de aula.
Portanto, o papel da pergunta em sala de aula vai muito além da exposição de uma dúvida por parte dos alunos em relação a determinado conteúdo, pois ao questionar ou ser questionado ele é instigado a buscar por respostas significativas recorrendo a pesquisas, curiosidades e invenções.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Frequência Cardíaca

  • O que é Frequência Cardíaca?
Frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto, sendo o coração um órgão vital que bombeia o sangue para o corpo corpo.

  • Frequência Cardíaca de Repouso:

É o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da Frequência Cardíaca de repouso deverá ser realizada após acordar e os seus valores dependem dos seus hábitos de vida e são afetados por diversos fatores tais como: qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.

  • Frequência Cardíaca Máxima:
Freqüência cardíaca máxima corresponde ao número mais alto de batimentos capaz de ser atingido por uma pessoa, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar durante o esforço máximo em um minuto.

Para calcular Frequência Cardíaca Máxima, deve-se realizar a seguinte operação:



Para
homens: 220 - (a idade) = Frequência Máxima
Para mulheres: 226 - (a idade) = Frequência Máxima


Para identificar a Frequência adequada de batimentos cardíacos por minuto com que os alunos devem praticar atividade física multiplique:

Frequência Cardíaca x 0,6 ou Frequência Cardíaca x 0,7

  • Frequência Cardíaca de Recuperação:
É de extrema utilidade como forma de verificar se o sistema cardiorespiratório se recupera corretamente. Para obter o valor da recuperação efetua-se uma medição imediatamente após o término da corrida ou marcha, e outra passado um ou dois minutos. O valor da Frequência Cardíaca de Recuperação será obtido através da diferenã das duas medições e à medida que o nível do atleta melhora a recuperação da Frequência Cardíaca também, alcançando valores mais próximos dos de repouso num menor período de tempo após o esforço.


  • Atividade física e Frequência Cardíaca:
A quantidade e a intensidade de sangue que o coração bombeia dependem da atividade que ele realiza. Se estivermos parados, a frequência será baixa, se passarmos a realizar algum movimento, a frequência aumentará. Isso ocorre, pela necessidade de transportar sangue para os músculos que estão realizando o trabalho.

  • Como aferir sua Frequência Cardíaca:
Para verificar a Frequência Cardíaca manualmente, devemos localizar algum ponto em diferentes partes do corpo que nos permita sentir a pulsação do sangue empurrado pelo coração através de artérias e veias tais como:

- Pulsação radial:

Este é um dos pontos indicados para verificar os batimentos cardíacos. Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso, fica próximo ao ossinho saliente do pulso (do lado do polegar). Para aferi-la, use a ponta de três dedos, abaixo do pulso. Pressione até que sinta a pulsação, ou mova os dedos à procura de a sentir.




- Pulsação n
a carótida:

Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço sobre uma artéria como ilustra a figura abaixo. Pressione levemente até sentir a pulsação.



Assim, para aferir a Frequência Cardíaca em qualquer um destes casos citados acima, posicione os dedos indicador e médio localize sua pulsação e inicie a contagem das pulsações durante 15 segundos. Em seguida, multiplique o número obtido por quatro, para chegar ao número de batimentos cardíacos por minuto.



  • O efeitos da atividade física no organismo:

- Cérebro: a atividade física estimula a liberação de substâncias como a endorfina, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando sensação de bem-estar, elevando a autoestima, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade, além de melhorar o controle do apetite.

- Pulmões: a atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de trocas de gases), melhorando o aproveitamento do oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente, aumentando a capacidade pulmonar e a capacidade de consumo de oxigênio.

- Coração: há estimulo para uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. A atividade física reduz os fatores de risco para as artérias coronárias, como pressão arterial e colesterol elevados, melhora o funcionamento do coração e aumenta a resistência aos esforços físicos.

- Músculos: a atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares, fortalecendo a massa muscular, aumentando a flexibilidade e melhorando ou mantendo as outras capacidades físicas (força, flexibilidade, agilidade, velocidade, equilíbrio e a resistência aeróbia e anaeróbia).

- Ossos: há estimulo para a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo), reduzindo os riscos de osteoporoses e fraturas na velhice.

Fonte: Understanding the buman body, citado pela Folha de S. Paulo (27/11/1997, Caderno Especial "mexa-se" p. 3).

terça-feira, 17 de maio de 2011

Minha Experiência com Ferramentas Interativas




Minha primeira experiência com as ferramentas interativas ocorreu há alguns anos quando ainda cursava a Universidade e comecei a utilizar uma rede social, o Orkut através do qual me comunicava com amigos e familiares.


Entretanto, recentemente no ano de 2010 realizei um curso denominado ATAC (Ambientes Tecnológicos de Aprendizagem Colaborativa) ministrado para professores da Rede Estadual de Ensino do aqui do meu Estado (Mato Grosso do Sul) pelo NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) da minha cidade - Nova Andradina. Neste curso, dentre outras atividades abri meu blog e minha wikispaces porém não os utilizava até novamente neste ano de 2011 iniciar o II Módulo do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) implantado desde 2010 na escola onde trabalho.

Recentemente utilizo minha wikispaces no meu trabalho para postar planejamentos quinzenais da minha disciplina, planos de aulas ministradas na STE (Sala de Tecnologias Educacionais) da minha escola ... Já o meu Blog estou voltando a utilizá-lo através destas novas atividades do Projeto UCA. Além disso, sempre utilizo as tecnologias digitais e a internet nas minhas aulas de Educação Física para trabalhar os conteúdos propostos no meu planejamento.

Tenho muitas expectativas quando ao Projeto UCA dentre elas como ele poderá auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem propiciando uma aprendizagem significativa através de uma aula descontraída, dinâmica e prazerosa e cujo resultado deste processo seja positivo e eficiente dentro das propostas de ensino da escola. Quantos aos impactos que o laptop trouxe de imediato tanto a escola como à sala de aula são diferenciados pois ao mesmo tempo que trouxe alegria por sermos privilegiados com a implantação do Projeto assustou com o avanço tecnológico que ocorreu rapidamente e que hoje caracteriza a nova realidade de ensino da escola.