quinta-feira, 19 de maio de 2011

Frequência Cardíaca

  • O que é Frequência Cardíaca?
Frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto, sendo o coração um órgão vital que bombeia o sangue para o corpo corpo.

  • Frequência Cardíaca de Repouso:

É o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da Frequência Cardíaca de repouso deverá ser realizada após acordar e os seus valores dependem dos seus hábitos de vida e são afetados por diversos fatores tais como: qualidade do sono, nível de stress mental e hábitos de alimentação.

  • Frequência Cardíaca Máxima:
Freqüência cardíaca máxima corresponde ao número mais alto de batimentos capaz de ser atingido por uma pessoa, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar durante o esforço máximo em um minuto.

Para calcular Frequência Cardíaca Máxima, deve-se realizar a seguinte operação:



Para
homens: 220 - (a idade) = Frequência Máxima
Para mulheres: 226 - (a idade) = Frequência Máxima


Para identificar a Frequência adequada de batimentos cardíacos por minuto com que os alunos devem praticar atividade física multiplique:

Frequência Cardíaca x 0,6 ou Frequência Cardíaca x 0,7

  • Frequência Cardíaca de Recuperação:
É de extrema utilidade como forma de verificar se o sistema cardiorespiratório se recupera corretamente. Para obter o valor da recuperação efetua-se uma medição imediatamente após o término da corrida ou marcha, e outra passado um ou dois minutos. O valor da Frequência Cardíaca de Recuperação será obtido através da diferenã das duas medições e à medida que o nível do atleta melhora a recuperação da Frequência Cardíaca também, alcançando valores mais próximos dos de repouso num menor período de tempo após o esforço.


  • Atividade física e Frequência Cardíaca:
A quantidade e a intensidade de sangue que o coração bombeia dependem da atividade que ele realiza. Se estivermos parados, a frequência será baixa, se passarmos a realizar algum movimento, a frequência aumentará. Isso ocorre, pela necessidade de transportar sangue para os músculos que estão realizando o trabalho.

  • Como aferir sua Frequência Cardíaca:
Para verificar a Frequência Cardíaca manualmente, devemos localizar algum ponto em diferentes partes do corpo que nos permita sentir a pulsação do sangue empurrado pelo coração através de artérias e veias tais como:

- Pulsação radial:

Este é um dos pontos indicados para verificar os batimentos cardíacos. Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso, fica próximo ao ossinho saliente do pulso (do lado do polegar). Para aferi-la, use a ponta de três dedos, abaixo do pulso. Pressione até que sinta a pulsação, ou mova os dedos à procura de a sentir.




- Pulsação n
a carótida:

Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço sobre uma artéria como ilustra a figura abaixo. Pressione levemente até sentir a pulsação.



Assim, para aferir a Frequência Cardíaca em qualquer um destes casos citados acima, posicione os dedos indicador e médio localize sua pulsação e inicie a contagem das pulsações durante 15 segundos. Em seguida, multiplique o número obtido por quatro, para chegar ao número de batimentos cardíacos por minuto.



  • O efeitos da atividade física no organismo:

- Cérebro: a atividade física estimula a liberação de substâncias como a endorfina, que melhora o funcionamento do sistema nervoso central, proporcionando sensação de bem-estar, elevando a autoestima, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade, além de melhorar o controle do apetite.

- Pulmões: a atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de trocas de gases), melhorando o aproveitamento do oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente, aumentando a capacidade pulmonar e a capacidade de consumo de oxigênio.

- Coração: há estimulo para uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. A atividade física reduz os fatores de risco para as artérias coronárias, como pressão arterial e colesterol elevados, melhora o funcionamento do coração e aumenta a resistência aos esforços físicos.

- Músculos: a atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares, fortalecendo a massa muscular, aumentando a flexibilidade e melhorando ou mantendo as outras capacidades físicas (força, flexibilidade, agilidade, velocidade, equilíbrio e a resistência aeróbia e anaeróbia).

- Ossos: há estimulo para a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo), reduzindo os riscos de osteoporoses e fraturas na velhice.

Fonte: Understanding the buman body, citado pela Folha de S. Paulo (27/11/1997, Caderno Especial "mexa-se" p. 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário