quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perguntas

O texto do link "Idéias" enfatiza a questão do aluno ser responsável ativo do processo de aprendizagem e não mero receptor de um conhecimento pronto e acabado; ou seja, há a necessidade da existência da dúvida, do questionamento e da curiosidade no processo de aprendizagem pois partindo destes quesitos o aluno será automaticamente instigado a obter uma resposta e consequentemente formulará questões com respostas que sejam realmente significativas para eles. Assim, o professor é descentralizado do processo ensino/aprendizagem que ocorrerá de forma dinâmica, interessante e não monótona.
Acredito, que dada essa necessidade de mudança na prática pedagógica dos professores, utilizou-se as ideias dos referidos autores no texto para enfatizá-la e demonstrar que essa prática pode ser inovada com o uso das TIC (Tecnologias da Informação) usando os recursos do laptop e da Web 2.0 em sala de aula.
Portanto, o papel da pergunta em sala de aula vai muito além da exposição de uma dúvida por parte dos alunos em relação a determinado conteúdo, pois ao questionar ou ser questionado ele é instigado a buscar por respostas significativas recorrendo a pesquisas, curiosidades e invenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário