sexta-feira, 11 de maio de 2012

HISTÓRIA, RELAÇÃO SOCIOCULTURAL E MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS DA REGIÃO NORTE

Brasil  é um país cheio de diferenças culturais, e isso se expõe na dança. As principais danças típicas têm forte ligação com a religiosidade e os fatores históricos. De norte á sul, a dança é uma forma de o povo brasileiro expressar sua alegria. Cada região brasileira têm uma cultura e por isso apresenta um estilo diversificado de dança. São ritmos alegres com roupas e cenários populares de cada região. Agora vamos conhecer um pouco sobre a história, a relação sociocultural e as manifestações rítmicas da Região Norte que é constituída por sete estados, são eles:






A região norte é conhecida por possuir muita influência dos índios, pois, muitas lendas e histórias surgiram da imaginação fértil das tribos indígenas dessa região.  Nesta região encontramos danças como o Carimbó, Siriá, Retumbão, Maçarico, Boi-Bumbá,  Boi-de-máscaras, Ciranda do Norte,  Marujada, Xote Bragantino, Vaqueiros do Marajó, Marabaixo ...






ALGUMAS DANÇAS TÍPICAS DA REGIÃO NORTE


 - CARIMBÓ: É um estilo musical de origem indígena porém, recebeu outras influências por causa da miscigenação cultural dos negros africanos, Portugueses, e etc.


  •  Indumentária: As mulheres usam uma blusa com gola nos ombros e saia de tecido estampado, o mais colorido possível. Nos cabelos, uma rosa, e nos pulsos, pulseiras coloridas. Os homens, calças claras e camisa colorida, mangas compridas, sendo que a ponta da camisa é amarrada na cintura.

  •  Coreografia: A dança começa com os pares em fileiras de mulheres e homens de frente uns para os outros. Os homens convidam com palmas as mulheres a formar a roda. Os casais de dançarinos fazem um grande círculo com sua dança, onde as mulheres rodam segurando as saias rodadas e as jogando em direção ao homem, que tende a se esquivar da saia da parceira.



- SIRIÁ: Dança feita pelos escravos por gratidão aos Deuses. Diz a lenda, que haviam uns escravos que eram muito maltratados passavam fome, certa vez eles famintos foram a praia pescar e lá chegando, surpreenderam-se com a quantidade de siris que estavam na areia, e que não ofereciam a menor resistência ao serem pegos. Eles ficaram muito gratos, e logo providenciaram uma dança para agradecer.


  •  Indumentária:As mulheres ficam descalças e usam blusa branca, as saias rodadas e estampadas, pulseiras e colares de contas e sementes, e enfeites floridos na cabeça. Os homens, também descalços, vestem calça branca ou preta e camisas coloridas pontas amarradas na frente. Eles usam ainda um pequeno chapéu de palha enfeitado com flores.

  •  Coreografia: No começo, o andamento é lento. Aos poucos, à medida que os versos vão se desenvolvendo, e cresce a velocidade.a coreografia que obedece às indicações dos versos, e é muito parecido com os passos do carimbó.


- MAÇARICO: Dança do estado do Pará que leva o nome de uma ave amazônica cujo o corpo é desproporcional em relação às pernas que são muito compridas e finas. As mulheres imitam os movimentos da ave.

  •  Indumentária: As roupas são bem ornamentadas saias curtas e blusinhas coloridas. Não há padrão específico de cor de roupa para o Maçarico.

  •  Coreografia: São os versos cantados pelos participantes que indicam os passos a serem dados. Os movimentos se repetem de acordo com o assunto tratado no determinado momento.




- BOI-BUMBÁ/ BUMBA-MEU-BOI: Uma dança que constitui-se de uma forma de diversão dramatizando a fragilidade do homem e a força do boi. Representa a história de um homem e um boi. Diz a lenda, que um fazendeiro que tinha um boi de raça, muito bonito e que sabia dançar. A esposa de Negro Chico(homem que trabalhava na fazenda), fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi, então ele rouba o boi para levar a língua, acontece, que neste intervalo o boi havia adoecido, então os pajés(índios curandeiros), foram chamados para cura-lo, e depois de várias tentativas, conseguem curar o boi, que se levanta alegremente e começa a dançar. Então o fazendeiro perdoa Negro Chico.



Indumentária: BOI- Feito de couro bordado com miçangas coloridas e canutilhos.OS VAQUEIROS- Vestem chapéu e roupas de couro. ÍNDIO - Trajam roupas confeccionadas com penas, e cocares, ou então a indumentária é confeccionada com fios de saco de náilon.
Coreografia: Os vaqueiros e os demais formam um cordão, (exceto nos sotaques de zabumba e orquestra), onde o boi se posiciona no centro da roda e fazem reviravoltas. o Amo (dono da fazenda), pode ter a função de cantor.




- BOI -DE -MÁSCARAS: É uma espécie de carnaval em junho e esse boi exclusivíssimo acontece na paraense São Caetano de Odivelas, 120 km ao norte de Belém. O boi chama-se Tinga, nome de famoso garanhão marajoara. Foi da Ilha de Marajó que os compadres Laudelino Zeferino e Tito Dalmácio trouxeram o esqueleto de uma cabeça de boi achada no pasto. Levaram a Odivelas para os festejos joaninos. Com 65 anos de tradição, da cabeça sobraram os chifres e parte da queixada.  Além do boi, tem os Tripas (as pernas do boi); o Buchudo, roupa cheia de trapos e tralhas; o Cabeçudo e o Pirru.







- Indumentária: O boi tem de adorno somente uma fita no pescoço. O Pirru com sua máscara: nariz de Pinocchio, bigodinho, costeleta de malandro; coroa cônica, brilhante de lantejoulas, que termina em haste enfeitada de flores e fitas.

  •   Coreografia: À frente, os “Cabeçudos” puxam a alegria e quando dançam, as mangas soltas e as pernas rodopiam feito um dervixe maluco.



Samba do Boi




Senhora dona de casa
Saia fora vem olhá,
Que o Boi Tinga vem chegando aqui
Na frente de seu lar
Vaqueiro corre, pega
A vara de cundão
Amansa o Tinga que a moçada
Qué brincá vibrando
Com aplaudío de mão
Pirru
Brinca pelo amor e
A moçada recebe amorosa
(Marcimiano Monteiro da Silva, maestro odivelense)



- CIRANDA DO NORTE: Dança que se expressa por meio de um conjunto de cantigas de roda, que se mistura xote e valsa. Não há limite para o número de pessoas que podem participar.




  •  Indumentária: Mulheres usam blusa com babados e mangas soltas, com saias rodadas, estampadas abaixo do joelho e anáguas de renda Os homens usam camisas estampadas sociais combinando com a saia da dama e calça preta, branca ou azul. Ambos dançam de Chapéu de palha de abas curtas.
  •  Coreografia: É dançada em círculos, que giram somente para um lado. Coloca-se o pé esquerdo atrás e à frente. Em seguida, o direito dá um pulinho ou avança para o lado, complementando o passo. Imitam os movimentos das ondas do oceano



- MARUJADA: Manifestação religiosa. Essa dança ocorre por ocasião dos festejos de São Benedito. É uma quadrilha dançada em roda.


  •  Indumentária: As mulheres usam blusas brancas de manga comprida com babados nas pontas, saia comprida e rodada, uma faixa larga de fita vermelha de gorgorão, com uma grande rosa do mesmo material.O chapéu, é de palha, forrado de tecido branco, onde ficam as flores feitas de penas de pato, brancas. Essas flores cobrem o chapéu inteiro, e as abas prendem doze fitas largas, de cores diversas, bem compridas. Os homens vestem calças e camisas brancas com um laço de fita de cetim vermelho amarrado no braço direito. Usam chapéu de palha, revestido de morim branco.

  •  Coreografia: Forma-se um círculo. No centro da roda dançam um ou mais pares. O objetivo é passar a saia por cima da cabeça do parceiro. Se a dama consegue, ele é substituído por outro. Se não o consegue, ela é que é substituída por outra dançarina.


24 comentários:

  1. kaiqui godoy de frança14 de maio de 2012 às 12:48

    O que eu mais gostei sobre as danças tipicas da região norte foi das roupas coloridas.

    ResponderExcluir
  2. eu gostei de todas as danças tipicas e não gostei das roupas dos homens

    ResponderExcluir
  3. eu gostei da dança do maçarico mas eu gostei das roupas porque realsa o corpo e deixa mais bonITA.EU GOSTEI TAMBEM DO SIGNIFICADO DA DANÇA DO SIRIÁ.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei de todas as danças menos a dança do boi de mascara

    ResponderExcluir
  5. eu adorei muitissimo eu e as minhas amigas vamo fazer a daça do maçarrico vai fazr eu andreina duda amanda natalia foi a dança mais legal que eu gostei demais da conta e a quela dança e tambem so de mulher

    ResponderExcluir
  6. eu gostei de todas as danças.

    ResponderExcluir
  7. enrique ian barbosa14 de maio de 2012 às 13:07

    eu gostei da dança do carinbo porque e colorido e tambem do boi de mascara prque eu gosto de boi o boi e muito legal

    ResponderExcluir
  8. eu gostei das roupas dos dançarinos.

    ResponderExcluir
  9. eu gostei mais do boi-bumba por causa das roupas coloridas e das mascaras deles sao muito bonitas e bem
    feita e a danca deles e muito interecante e muito legal

    ResponderExcluir
  10. eu gostei mais foi ciranda do norte siria e o boi de mascaras marujadas mas o que eu nao gostei foi boi bumba.

    ResponderExcluir
  11. a dança que eu mais gostei foi catira essa dança é legal.eu não gostei da dança siriá

    ResponderExcluir
  12. eu gostei do nome da dança

    ResponderExcluir
  13. eu gostei de todas danças menos a danças menos a danças ciranda do norte

    ResponderExcluir
  14. joao victor antonio rodrigues dos santos =)14 de maio de 2012 às 13:13

    o que eu mais gostei foi da dança do boi de mascara.

    ResponderExcluir
  15. Andreina de souza andrade.14 de maio de 2012 às 13:14

    Eu gostei da dança do carimbó,siriá e do maçarico e eu nao gostei das danças:ciranda do norte,boi-de-mascara,e nem das roupas.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. guilherme 5º ano B14 de maio de 2012 às 13:18

    eu gostei tambem da dança do siriá ela é muito legau e a danca e muito loka

    ResponderExcluir
  18. eu gostei de todas as danças

    ResponderExcluir
  19. eu não gostei das roupas coloridas das mulheres e a dos homens é muito árvore de natal.

    ResponderExcluir
  20. eu gostei mais do boi de mascara

    ResponderExcluir
  21. Amanda dos santos ferreira14 de maio de 2012 às 13:23

    Eu gostei das danças boi-bumba porque tem roupas coloridas e engraçadas e do siria e as outras nao gostei muito.

    ResponderExcluir
  22. eu gostei de todas as dancas muito loka

    ResponderExcluir
  23. Rosa santos 21 08 2012
    Que bom conhecer melhor a cultura da região Norte.
    Gostei muito da Marujada,porém fica difícil execultá-lo pois muitos alunos são maliciosos.

    ResponderExcluir