ATIVIDADE 2.8
1 - DESCRIÇÃO DO PROJETO/AULA:
- ETAPAS: O plano foi executado em três etapas.
1ª etapa: Foi apresentado
aos alunos a história e a relação sociocultural das manifestações rítmicas d a
região Norte e suas danças características (Carimbó, Retumbão, Xote Bragantino,
Vaqueiros do Marajó, Marabaixo, Boi-de-máscaras etc.). O Conteúdo foi postado
no blog da professora no endereço marciamantovani.blogspot.com. O conteúdo foi exposto pela professora via
data-show.
2ªetapa: Nesta aula os
alunos assistiram aos vídeos que ilustram as danças regionais da região Norte.
3ªetapa: Os alunos comentaram
no blog da professora sobre o conteúdo postado no ambiente virtual dando a sua
opinião (o que achou de legal e interessante, o que mais gostou ou o que não
gostou) sobre o conteúdo trabalhado utilizando como recurso midiático a STE.
- RECURSOS: Para execução deste plano de aula foram utilizados como
recurso midiático o data-show, computadores e STE, a internet, blog e a máquina
fotográfica.OBS.: O plano foi executado como planejado, não havendo mudanças.
2 –
CARACTERÍSTICAS DA TURMA QUE FOI EXECUTADO O PROJETO:
A aula foi desenvolvida com a turma do 5º ano B com a disciplina de Educação Física. Para a execução do plano de aula foram necessárias 03 aulas. A aula foi desenvolvida somente por mim, professora de Educação Física e teve a participação de todos os alunos da sala frequentes (20 alunos).
3-
DESCRIÇÃO DA EXECUÇÃO DO PROJETO/AULA:
O planejamento proposto sobre a História e a relação sociocultural das manifestações rítmicas da região norte e a caracterização das danças dessa região foi desenvolvido em três etapas distintas citadas acima. Em todas as etapas a aula teve um bom desenvolvimento e a participação e o envolvimento de todo o grupo. Durante todo o processo da execução do planejamento a aula foi bem conduzida de forma que através de uma aula descontraída e utilizando recursos midiáticos e metodológicos eficazes e diferentes proporcionasse ao grupo compreender o contexto em questão, participar efetivamente deste processo e adquirir uma aprendizagem significativa através destes recursos.
As postagens dos alunos sobre o conteúdo trabalhado pode ser acessada através deste link:
4 –
RESULTADOS OBTIDOS:
Os resultados obtidos foram satisfatórios e interessantes, pois os objetivos, habilidades e competências propostas no plano de aula foram realizados com êxito. Clique aqui para assistir uma apresentação da execução e do reultado do plano proposto.
5 –
CONCLUSÕES:
Trabalhar com este tema dentro desta proposta inserindo estes recursos que utilizamos nesta etapa do curso foi muito interessante e produtivo, acredito que esta metodologia de trabalho pode ser utilizada para trabalhar temas similares em aulas posteriores.
6 –
BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA:
http://dancas-tipicas.info/mos/view/Centro-Oeste/
http://dancas-tipicas.info/
http://wbtr.net46.net/culturadancas.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-norte.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário