Os músculos são estruturas individualizadas e constituídos por tecido muscular de origem mesodérmica e são responsáveis pelos movimentos voluntários e involuntários do homem e dos animais, bem como dos movimentos dos seus órgãos internos, como o coração por exemplo. Caracterizam-se pela sua contratibilidade, ou seja, pela sua propriedade de contração e distensão de suas células denominadas fibras musculares, o que determina a movimentação dos membros e das visceras. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos que representam cerca de 40 a 50 % do seu peso corporal toral.
CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS MUSCULARES
Há três tipos de tecidos musculares: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
MÚSCULO LISO: é um músculo formado por células mononucleadas com estrias longitudinais. Sua contração é lenta e involuntária, ou seja, independente da vontade do indivíduo. Locali-ze na pele, órgãos viscerais internos, esôfago, intestino, pulmão, útero, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor.
O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está preso aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal através das contrações deste músculo as quais permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA
LONGOS: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
CURTOS: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.
EX.: músculos da mão
LARGOS: Caracterim-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
EX.: diafragma
MÚSCULOS ESQUELÉTICOS SUPERFICIAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário