terça-feira, 27 de março de 2012

TIPOS MUSCULARES



Os músculos são estruturas individualizadas e constituídos por tecido muscular de origem mesodérmica e são responsáveis pelos movimentos voluntários e involuntários do homem e dos animais, bem como dos movimentos dos seus órgãos internos, como o coração por exemplo. Caracterizam-se pela sua contratibilidade, ou seja, pela sua propriedade de contração e distensão de suas células denominadas fibras musculares, o que determina a movimentação dos membros e das visceras. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos que representam cerca de 40 a 50 % do seu peso corporal toral.
CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS MUSCULARES
Há três tipos de tecidos musculares: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

MÚSCULO LISO: é um músculo formado por células mononucleadas com estrias longitudinais. Sua contração é lenta e involuntária, ou seja, independente da vontade do indivíduo. Locali-ze na pele, órgãos viscerais internos, esôfago, intestino, pulmão, útero, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor.

MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO:
é formado por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais cujas fibras musculares são cilíndricas e finas e é inervado pelo sistema nervoso central. sua contração é voluntária, ou seja, depende da vontade do indivíduo.

O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está preso aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal através das contrações deste músculo as quais permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.

MÚSCULO CARDÍACO:
é um músculo de contração involuntária e rítmica, cujo tecido muscular constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração). Essas células são ramificadas e se associam em discos intercalares proporcionando uma forte adesão celular e propagação do impulso elétrico, formando a maior parte do coração dos vertebrados.

CLASSIFICAÇÃO DOS MÚSCULOS QUANTO A FORMA
LONGOS:
São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
EX.: bíceps braquial
CURTOS: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.
EX.: músculos da mão
LARGOS: Caracterim-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
EX.: diafragma
MÚSCULOS ESQUELÉTICOS SUPERFICIAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário