segunda-feira, 5 de março de 2012

Carga Elétrica



ELETROSTÁTICA
Estuda as propriedades e interações entre cargas elétricas em repouso.
FUNDAMENTOS DA ELETROSTÁTICA
Quando eletrizamos um corpo, ele passa a ter eletricidade estática, ou seja, ocorre o acúmulo de cargas elétricas no corpo as quais não se movimentam. Assim, para eletrizar um corpo é necessário fazer com que o número de elétrons se torne diferente do número de prótons nos átomos que formam esse corpo.
CARGA ELÉTRICA
A carga elétrica é uma das propriedade fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares como (prótons, elétrons, nêutrons, pósitrons etc...). Cada partícula elementar recebe um valor numérico que representa sua quantidade de carga elétrica. Algumas partículas não possuem carga e são chamadas de neutras. Existem dois tipos de cargas elétricas: cargas positivas e cargas negativas. As cargas elétricas de mesmo nome (mesmo sinal) se repelem e as cargas de nomes contrários, isto é diferente (sinal contrário) se atraem. Por isto, dizemos que as partículas com cargas iguais se repelem (força de repulsão) e as partículas com cargas diferentes se atraem (força de atração).
Um corpo em seu estado normal, não eletrizado, possui um número de prótons igual ao número de elétrons, ou seja, está eletricamente neutro, pois tem quantidade igual de cargas positivas e negativas. Como os prótons estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos somente os elétrons podem ser transferidos de um corpo para outro. Assim, se um corpo perder elétrons, estará com excesso de prótons, isto é, apresentar-se-á eletrizado positivamente. Se ele receber elétrons, possuirá um excesso destas partículas e estará eletrizado negativamente.
Portanto, um corpo está eletrizado quando possui excesso ou falta de elétrons. Se há excesso de elétrons o corpo está eletrizado negativamente e, se há falta de elétrons, o corpo está eletrizado positivamente. Desta forma, a quantidade de elétrons em falta ou em excesso caracteriza a carga elétrica (Q) do corpo podendo ser positiva no primeiro caso e negativa no segundo.
QUANTIZAÇÃO
O elétron e o próton receberam um valor de carga elétrico denominado carga elementar, representado pela letra (e). Esta carga é chamada de elementar, pois é a menor quantidade de carga encontrada na natureza.
Portanto,
Coulomb (C) é a unidade de medida utilizada para carga elétrica no S.I. Assim, para determinar a quantidade de carga elétrica de um corpo precisamos saber o número de elétrons ou de prótons que este corpo tem em excesso.
Logo:
onde:
Q = quantidade de carga elétrica do corpo
n = número de elétrons em falta ou em excesso
e = carga elementar

Nenhum comentário:

Postar um comentário