segunda-feira, 23 de abril de 2012

FUNÇÃO DOS NUTRIENTES

Quanto a sua função os alimentos são de três tipos:

- PLÁSTICOS: são ricos em proteínas, ajudam no crescimento das pessoas e no fortalecimento dos nossos órgãos.
EX.: as carnes, o leite, o feijão...

- ENERGÉTICOS: fornecem maior quantidade de energia ao nosso corpo.
EX.: açúcares e gorduras.

- PROTETORES OU REGULARES: aumentam as defesas do corpo humano, prevenindo contra algumas doenças.
EX.: as vitaminas (A, B, C e D...) e os sais minerais.

terça-feira, 3 de abril de 2012

FORÇA ELÉTRICA




A força elétrica é originada pela interação de uma carga elétrica com outras cargas elétricas. Esta força pode ser de repulsão ou atração conforme os sinais das cargas. Cargas de sinais contrários se atraem e de sinais iguais se repelem.
Quando temos um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis em comparação com as distâncias que o separam de outros corpos eletrizados, chamamos esse corpo de carga elétrica puntiforme.
SINAL DA FORÇA ELÉTRICA
Como as cargas elétricas Q1 e Q2 podem ter sinais diferentes, a intensidade da força elétrica calculada pode ser positiva ou negativa. Devemos interpretar os sinais da seguinte forma:
- Q1 e Q2 com o mesmo sinal: F > 0 _ força elétrica positiva significa repulsão entre as cargas.
- Q1 e Q2 com sinais opostos: F < 0 _ força elétrica negativa significa atração entre as cargas.
LEI DE COULOMB
A força elétrica de interação entre duas particulas eletrizadas foi determinada e comprovada experimentalmente pelo fisico francês Charles Augustin de Coulomb, por meio de uma de suas invenções a balança de torção, ilustrada na figura abaixo:
Coulomb conseguiu estabelecer experimentalmente uma expressão matemática que nos permite calcular o valor da força entre dois pequenos corpos eletrizados, e verificou que o valor dessa força, seja de atração ou de repulsão é tanto maior quanto maiores forem os valores das cargas nos corpos e tanto menor quanto maior for a distância entre eles. Ou seja:
onde:
F = intensidade da força elétrica
q1 e q2 = valores das cargas
d = distância que as separa
k = constante eletrostática
Assim, segundo Coulomb: "A intensidade da força de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separam."